Introdução à lógica de programação

Introdução à lógica de programação

Código: 493311

Categoria: Programação


Resumo:
O curso de Introdução a Lógica de Programação é fundamental para quem almeja atuar como programador de computadores. Os conhecimentos adquiridos no curso serão base para o aprendizado de outras linguagens de programação, tais como, Java, C, ou JavaScript. Um bom programador é aquele que, antes de conhecer uma linguagem específica e a sua sintaxe, conhece a lógica por trás das operações. O principal objetivo dessa disciplina é desenvolver o raciocínio lógico para escrever programas de computador, ou seja, exercitar a lógica de programação. O curso será desenvolvido de forma prática com a utilização da ferramenta Portugol Studio. leia mais
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O Curso:

O curso de Introdução a Lógica de Programação é fundamental para quem almeja atuar como programador de computadores. Os conhecimentos adquiridos no curso serão base para o aprendizado de outras linguagens de programação, tais como, Java, C, ou JavaScript. Um bom programador é aquele que, antes de conhecer uma linguagem específica e a sua sintaxe, conhece a lógica por trás das operações. O principal objetivo dessa disciplina é desenvolver o raciocínio lógico para escrever programas de computador, ou seja, exercitar a lógica de programação. O curso será desenvolvido de forma prática com a utilização da ferramenta Portugol Studio.

Confira o conteúdo que o programa oferece:

Carga horária: 16 horas

Aula 1
Introdução à programação de computadores

Nesta aula você irá aprender os componentes básicos de um programa e conhecer a arquitetura básica de um computador.

Aula 2
Algoritmos computacionais

Nesta aula você irá aprender como escrever um programa ou um algoritmo simples, porém completo; com entrada, saída e processamento de dados.

Aula 3
Estruturas de seleção

Nesta aula você irá aprender a reconhecer a necessidade do uso de estruturas de seleção ou decisão a partir da interpretação do enunciado do problema. Para que você possa escrever programas que necessitem fazer tomadas de decisão, estudaremos os superadores relacionais que são necessários para se fazer comparações; operadores lógicos que são necessários para combinar condições e estudaremos a sintaxe e a semântica das estruturas de seleção: Simples; Composta; Encadeada. Além disso, estudaremos a representação das estruturas de seleção na forma de fluxogramas.

Aula 4
As boas práticas de programação

Nesta aula estudaremos duas boas práticas de programação: a indentação (ou endentação) de programas e o teste de mesa. Além disso, iremos estudar sobre o conceito do Operador de resolução de problema por Algoritmo, o "Resto". Estas disciplinas de boas práticas que você aprenderá na aula de hoje será de suma importância para quando você realizar um teste de programação numa entrevista de emprego se dar bem.

Aula 5
Estrutura de repetição

Nesta aula iremos ensinar o que são e quais são as estruturas de repetição. Além disso, como de costume, estudaremos na prática o padrão de comportamento resolvendo problemas apresentados durante a aula.

Aula 6
Vetores unidimensionais

Nesta aula estudaremos o uso de vetores. Iremos aprender a resolver problemas que requeiram o uso de vetores a partir de seus enunciados e aprender a sintaxe da manipulação de vetores unidimensionais na linguagem Portugol Studio. Estudaremos 7 unidades nesta aula, são elas: -Vetores, estudo do caso; -O que são vetores?; -Declaração e Inserção; -Inserção de elementos em um vetor; -Impressão de valores em um vetor; -Aprendendo a trabalhar com vetor; -Solução do problemas das idades usando vetores. É importante para essa aula que você tenha o claro entendimento sobre o uso do Laço de Repetição; esse assunto foi abordado na duas aulas anteriores.

Aula 7
Matrizes

Nesta aula estudaremos sobre o uso de Matrizes. Além disso, iremos aprender a resolver problemas que requeiram o uso de Matrizes a partir de seus enunciados. Importante lembrar que iremos aprender também a sintaxe da manipulação de Matrizes na linguagem do Portugol Studio. Será estudado 6 unidades nesta aula: -O que são Matrizes; -Entendendo as Matrizes; -Codificando; -Impressão de elementos; -Maneiras para manipular Matrizes; -O tabuleiro de Xadrex.

Aula 8
Modularização

Nesta aula você irá aprender as funções e procedimentos usados na Modularização. Aprenderá como utilizar a biblioteca de funcoes e também criar estas funcoes para atribuir um bloco inteiro de comandos.

Garanta já uma melhor colocação profissional em pouco tempo!

 

Material e Certificação

Através deste curso online você terá acesso a um material de alta qualidade, e poderá aproveitá-lo sem sair de casa! Aprenda tudo por meio de videoaulas dinâmicas e interativas e, após concluir o curso, receba em via e-mail seu Certificado de Conclusão, sem custo adicional.

Este será válido em qualquer lugar!

Prazo: O prazo de recebimento é de 3 dias úteis, após a conclusão do curso.


Suporte e Acesso 24 horas

Aproveite para realizar seu curso a qualquer momento, oferecemos acesso 24 horas! Além disso, você poderá contar com uma equipe de instrutores qualificados para lhe ajudar com todas as suas dúvidas e dificuldades relacionadas ao funcionamento dos cursos.

Prazo máximo: Ao contratar algum curso do BrisotEad, você terá 30 dias, após o primeiro acesso, para concluí-lo.

 

Metodologia de ensino que funciona!

Nossa metodologia de ensino é baseada em textos, imagens, algumas animações, exemplos, testes e avaliações, sempre acompanhados por um instrutor.

 

Exercícios avaliativos do curso

No decorrer do curso contratado, você será submetido a avaliações de múltipla escolha, estas servirão de base para sua nota final. Para ter acesso a próxima fase é preciso atingir 60% em cada avaliação. Caso não consiga, você pode refazer a avaliação até atingir!


E ainda, você poderá ter acesso a um relatório de desempenho do curso a qualquer momento.

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